Edição que iniciou este mês é também a primeira com alunos do Norte do País
O segundo semestre do programa Soul Bilíngue começou no último sábado (23). Nesta edição, a organização aprovou 330 estudantes de 17 estados do Norte, Nordeste e Sudeste do país. Além disso, o levantamento realizado durante o processo seletivo aponta que 57,7% dos jovens do programa possuem renda familiar de até um salário-mínimo, por pessoa.
O levantamento do perfil dessa edição de julho de 2022 também mostra que mulheres e pessoas autodeclaradas negras ou pardas continuam sendo a maioria no programa. Dos 330 estudantes, mais de 74% são mulheres e 57% são negros ou pardos. Além disso, o número de jovens vindos do Nordeste saltou de 16% dos estudantes para 23% neste semestre. Esta é a primeira vez que a Soul Bilíngue recebe jovens da região Norte do Brasil e atualmente representam 2,4% dos participantes.
Neste semestre, todas as atividades do programa serão realizadas aos sábados, de forma remota. Os encontros são divididos entre aulas de inglês, preparação para intercâmbio e acolhimento emocional. Para além das aulas, os estudantes recebem auxílio de mentores durante todo o semestre para prática do inglês.
Expectativa dos jovens dessa edição
O jovem Thiago Reinaldo, de 18 anos, morador de Chã de Alegria, em Pernambuco, conta que deseja melhorar sua conversação durante o programa. “Minhas expectativas estão altas, pois vi muitos ex-alunos falarem muito bem e eu estou ansioso para aproveitar a mentoria e desenvolver meu speaking (conversação em inglês)”, explica Thiago.
Por outro lado, a paulistana Thais Ribeiro, de 22 anos, sonha com o intercâmbio e viu na Soul Bilíngue a chance realizá-lo. “Acredito que esse semestre com a Soul será de muitos aprendizados. Essa imersão no inglês trará muitas oportunidades para mim e a esperança de melhorar meu inglês e acreditar no meu sonho de fazer intercâmbio está renascendo com essa grande oportunidade”, conta a jovem.
Ansioso para as aulas, Marcos Maximus, de 20 anos, é um dos primeiros nortistas a fazerem parte do programa Soul Bilíngue. “Eu realmente estou bem ansioso — até demais — para começarmos nossas aulas. Será a primeira vez que terei aulas em uma língua estrangeira. Espero conseguir bons resultados e aprender com estudos”, diz Marcus.
Feliz demais de poder fazer parte desses estudantes, ainda mais sendo uma pessoa preta.
Tenho muito orgulho em fazer parte desses jovens ❤️❤️
Muitooo feliz em fazer parte desse semestre e desse time feminino 🫶🏻🫶🏻
Muito feliz de ser uma das alunas participantes da região Norte 😍
Muito animada por fazer parte!! ❤️