Soul Bilíngue embarca jovens de periferia para intercâmbio na Oceania nesta sexta (5)

Publicado em 04/04/2019


    Ao embarcar em aviões às 15h15 desta sexta-feira (04/04), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, os jovens Arthur Sávio, de 20 anos, Tatiane Xavier, 25, e Felipe Cruz, 17, moradores de Poá, na zona leste de São Paulo, terão feito muito mais do que check-in e despacho de malas, tão comuns para qualquer viajante. Levarão junto, na bagagem, o sonho de fazer um intercâmbio internacional.

Ganhadores de bolsas oferecidas pela organização social Soul Bilíngue e a Associação Brasileira das Empresas Especialistas em Intercâmbio para Oceania (Abraseeio), o trio estudará inglês por um mês na Austrália e na Nova Zelândia, países que ocupam a segunda e a nona posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo a ONU.

"Criei a Soul Bilíngue para mostrar aos jovens de periferia que é possível viajar, aprender novo idioma e viver uma nova cultura. O mundo pertence a cada um deles", afirma a fundadora Ariane Noronha, de 28 anos, explicando que a própria experiência de vida, da origem pobre ao intercâmbio de um ano e meio nos Estados Unidos, tornou-se razão principal para a fundação da ONG.

Para ganhar as bolsas, os alunos fizeram aulas por imersão no inglês, mentorias com brasileiros e estrangeiros espalhados pelo mundo. “As emoções estão mais fortes do que eu imaginei que seriam. Vou sentir muitas saudades, mas vai ser importante ter esse tempo de dedicação aos estudos”, conta Tatiane, que passará a primeira temporada distante da filha Valentina, de 4 anos.
Os cursos serão nas escolas Browns Campus (Brisbane, Austrália) e Worldwide School of English (Auckland, Nova Zelândia). “Sou filho da periferia, vim de baixo, morei no extremo leste de São Paulo e vejo nitidamente que se tivesse realizado intercâmbio, teria conquistado tudo que tenho muito mais rápido. Viajando a gente aprende a viver”, diz Edson Ventura, da Abraseeio.

Programa
O programa Soul Bilíngue é realizado na sede da ONG Gerando Falcões, em Poá. A primeira edição ocorreu entre agosto e 4 de dezembro de 208 e cedeu bolsas a sete alunos, em parceria com a Abraseeio e o Gerando Falcões. As próximas viagens ocorrem entre maio e junho de 2019.



X