Meu intercâmbio para a Austrália com a Soul

Publicado em 08/05/2019

Vou escrever um pouco sobre meu intercâmbio na Austrália, sem dúvidas foi uma das melhores experiências que já vivi.

Tudo começa antes mesmo do intercâmbio começar, com os preparativos, expectativas e, no meu caso, algo que me deixava muito ansiosa era ficar um mês longe da minha filha. O mundo materno é cheio de cobranças, uma mãe se cobra muito e o que deixou tudo um pouco mais difícil, além das minhas próprias cobranças e inseguranças, foram os julgamentos que recebi de pessoas de fora, do tipo: "Nossa! Que desapego, deixar a filha por um mês…"

Resolvi tentar ignorar ao máximo e mantive sempre em meu pensamento que se o intercâmbio iria me trazer benefícios, ele automaticamente traria benefícios para minha filha.

A despedida no aeroporto foi mais difícil do que eu havia imaginado, cortou meu coração deixar minha filha. Mas, mais uma vez, trouxe à minha mente que a viagem traria coisas boas para nós duas.


A viagem já começou agitada. Quando Arthur, Felipe e eu entramos para a área de embarque e vimos que já era a última chamada para o nosso voo, saímos os três correndo até chegar no portão certo.

Ufa! Conseguimos. Depois muitas horas de voo e conexões eu finalmente estava em Brisbane! 

Cheguei na minha "home stay" e fiquei assustada com o forte sotaque Australiano, os três primeiros dias foram um pouco difíceis. No quarto dia eu simplesmente não sei o que aconteceu, mas parece que em um passe de mágica eu entendia praticamente tudo o que eles falavam. E isso trouxe uma sensação boa demais!


Os dias na escola Browns foram ótimos, se eu pudesse ficava naquelas aulas o dia todo, professores excelentes, nunca em toda a minha vida senti tanto prazer em estar em uma sala de aula. Antes da viagem a escola era uma das questões que me davam um pouco de medo, eu ficava pensando: "será que vou conseguir acompanhar as aulas?", "será que vou entender o que os professores falam?".

Mas tudo fluiu de forma muito natural.

Sobre as amizades que fiz na Austrália, só de começar a escrever me emociono. 


Por situações que já vivi em meu passado, eu tenho dificuldades de me apegar às pessoas, então fui viajar com o pensamento de que em um mês não daria tempo de fazer amizades. Eu estava completamente enganada.

No primeiro dia na escola conheci pessoas de outras nacionalidades que estavam ali na mesma situação que eu, um pouco assustadas, mas com grandes expectativas. E ali no primeiro dia já nasceu uma amizade, não ficamos todos na mesma sala, mas sempre nos encontrávamos na hora do almoço ou após as aulas. Foi incrível e divertido aprender e conviver com outras culturas.


Antes de eu voltar para o Brasil eles fizeram uma festinha de despedida, isso foi uma surpresa, eu realmente não esperava, foi algo que me emocionou muito.

Essa viagem estará pra sempre em minha mente e meu coração. Voltei não só com o inglês melhor, mas principalmente me sentindo melhor, querendo ter atitudes melhores, porque algo que foi muito claro nessa viagem foi ver que realmente são as pessoas que fazem um país ser melhor, a educação faz um país ser melhor.

Mal posso esperar para viver outras experiências, conhecer novos lugares e culturas...

Porque o mundo me pertence!


*Por Tatiane Xavier, aluna Soul Bilíngue 2018, que conquistou uma bolsa de estudos pela Soul em parceria com a Abraseeio para Browns English Language School em Brisbane, na Austrália entre abril e maio de 2019.




X